Um futurista precisa de empatia. Esta é a capacidade de entender o que motiva os seres humanos biológica e sociologicamente
Designers do Futuro
A complexidade do futuro exige olhar para frente de vários pontos de vista e ângulos. A definição é de Alida Draudt e Julia Rose West, co-autoras, parceiras de negócios e melhores amigas,além de futuristas do Vale do Silício.
No livro mais recente publicado das especialistas, What the Foresight , elas descrevem a mentalidade, práticas e ferramentas que os líderes precisam explorar para identificar múltiplos futuros, futuros preferidos e, em seguida, tomar medidas para criar novas oportunidades.
As autoras atestam que o aspecto mais desafiador e, talvez, o mais importante da previsão é a conexão de cenários futuros - tanto aqueles com os quais pretendemos como aqueles que preferimos evitar - com medidas acionáveis que podem ser tomadas hoje.
Na entrevista concedida a Lisa Kay Solomon, do site Singularity Hub, elas desvendam alguns dos segredos:
Lisa: Que habilidades específicas ajudam vocês a pensar como futuristas?
Alida Draudt: Habilidades importantes para aprimorar os futuristas são sistemas de pensamento, suposições desafiadoras e exame de níveis de zoom.
Os futuristas não podem pensar unicamente em um aspecto de um sistema - temos que pensar em todas as possíveis causas e efeitos. Desafiar suposições significa quebrar a forma como a maioria das pessoas vê "o futuro" - a trajetória esperada - para criar cenários futuros interessantes e estimulantes. Questionamos as suposições atuais para ver quais outras possibilidades podem estar lá fora.
Finalmente, os níveis de zoom requerem pensar tanto no panorama geral - mudanças sociais, megatendências, movimentos - quanto no nível tático. Ser capaz de alternar entre estes dois modos de pensar significa olhar para como o mundo em 10 anos pode ser geralmente em forma e, em seguida, traduzindo isso em histórias concretas tangíveis para ajudar a fazer sentido no presente.
"As forças mais profundas da condição humana são como placas continentais, que estão subjacentes a todos os futuros possíveis".
Julia Rose West: Um futurista precisa de empatia. Esta é a capacidade de entender o que motiva os seres humanos biológica e sociologicamente - para identificar as pressões, desejos e emoções que afetam as pessoas e as sociedades. Estas forças mais profundas da condição humana são como placas continentais. Eles estão subjacentes a todos os futuros possíveis.
Futuristas também precisam ser bons pesquisadores e trabalhar bem com os outros. Eu não posso enfatizar a importância e necessidade de colaboração suficiente.
Lisa: Ambas trabalham como futuristas e estrategistas de design em suas respectivas empresas, Capital One e Ancestry.com. Como a disciplina da previsão difere da disciplina do design? Como eles são semelhantes?
AD: Tanto na visão como no design, você começa compreendendo a paisagem atual, articulando suposições e valores. Uma vez que uma linha de base é criada, você vai alargando, explorando muitas idéias possíveis. Então uma ideia é identificada em sua exploração, quebrada em seus componentes, e prototipada.
A prospecção do futuro e o design diferem, no entanto, de duas maneiras principais. O primeiro é o período de tempo. Design tende a olhar em torno de um ciclo de fabricação e lançamento de dois anos (mais ou menos um ano). A prospectiva quer ver mais longe, olhando para incertezas além do ciclo comercial típico e depois traduzindo isso para o presente.
A segunda diferença está na direção do processo. Design tende a olhar a partir do presente para a frente, articulando as necessidades do consumidor como eles são observados hoje, e, em seguida, cria produtos, ofertas ou serviços que antecipam essas necessidades.
A prospectiva é o oposto. Enquanto ainda alavancando as tendências atuais como uma base de informação, a previsão também salta para o futuro para articular a forma como um mundo inteiro, a indústria ou uma faixa da sociedade podem se comportar. Em seguida, o futurista se volta ao presente para articular marcos importantes no caminho para esse futuro. Em outras palavras, o design é de dentro para fora, a previsão está fora do pensamento. Combinando os dois modos, podemos integrar a prospectiva e o design para criar ofertas mais estratégicas no presente.
JRW: Tanto o design como o futurismo visam resolver um problema. Além disso, o grande projeto visa resolver as necessidades não só do presente, mas do futuro ... de certa forma, ele pode definir o futuro e as necessidades futuras e desejos dos usuários.
A maior diferença entre o design e futurismo é que o impacto do design é quase imediato. Com previsão, estamos pedindo aos nossos participantes para esperar pelo resultado. Não é a gratificação imediata que conhecemos no design.
LKS: Você pode compartilhar um exemplo concreto de um projeto de previsão que você fez e como ajudar a moldar uma decisão estratégica?
JRW: Eu recentemente pesquisei um "Futuro da História da Família" conversa que eu dei em Salt Lake City no mês passado. Inicialmente, eu tinha algumas suposições sobre o tópico. Depois que passei por um processo de prospectiva de pesquisa, consultando nossos executivos e contando com especialistas externos, percebi que os quatro possíveis futuros descobertos eram muito mais interessantes e excitantes do que jamais poderia imaginar sem esse rigor.
"Graças a essas conversas sobre o futuro, eu acredito que temos efetivamente mudado o futuro."Ao ter essas conversas sobre o futuro, mudar as suposições das pessoas e socializar futuros possíveis, creio que mudamos efetivamente o futuro. Os próximos passos são sempre os mais desafiadores ... avaliando as possibilidades, selecionando uma direção e criando etapas aplicadas para chegar lá.
LKS: Em seu novo livro, What the Foresight , você apresenta uma visão geral muito acessível para a prática e ferramentas de previsão. Você pode compartilhar uma de suas técnicas favoritas no livro e por que você acha que é tão eficaz?
AD: Nós usamos e amamos todas as ferramentas e técnicas incluídas em What the Foresight . É difícil escolher apenas um, mas um que eu amo é o "Futuros Alternativos" MadLibs.
O método de Futuros Alternativos fornece exclusivamente arquétipos para quatro diferentes futuros para explorar - crescimento, colapso, disciplina e transformação. Destilamos cada arquétipo em um formato MadLib para ajudar as pessoas a explorar um mundo em 20 anos no futuro.
Os futuros são às vezes lugares assustadores para se pensar, mas usando um formato familiar como MadLibs, os usuários podem imaginar mundos muito diferentes com bastante facilidade. Como uma técnica de exploração, este é um dos nossos favoritos.
LKS: Qual é a sua esperança para o futuro do futurismo?
AD: Nós duas estamos trabalhando para integrar a previsão em nossas empresas, na mentalidade e na prática. Isto é mais necessário agora do que nunca, dada a rapidez da mudança em todas as indústrias. Esperamos que a mentalidade de previsão esteja integrada em todos os níveis de nossa comunidade, desde CEOs até professores e alunos de escolas primárias.
Será preciso uma ação metódica e intencional para se integrar, mas se pudermos nos apercebermos melhor - especialmente desde a tenra idade - poderemos considerar melhor uma grande variedade de futuros possíveis e planejar futuros ideais.
JRW: A prospectiva leva tempo e dedicação e é uma venda difícil. A maioria das pessoas tem dificuldade em ver os benefícios e explorar a visão de longo prazo.
Nos Estados Unidos, e especialmente nos negócios, nós amamos o cenário de crescimento e enquanto o negócio está crescendo, mal podemos imaginar um futuro de outra forma. Mas este é o momento mais importante para começar a explorar outros futuros possíveis e inovar.
A prospectiva estratégica não é apenas esperar 10 anos para ver o resultado; Existem passos que podem ser tomados para aplicação imediata.
Espero que comecemos a construir estratégias prospectivas regulares em nossos ciclos de negócios. Semelhante aos ciclos de produtos, uma vez que um produto é lançado,, não lavamos as mãos dele e dizemos que encerramos. Continuamos a fazer lançamentos e atualizações.
O mesmo deve ser verdade para a previsão - a atualização de futuros possíveis, roteiros e rastreamento para os menos atraentes em uma cadência regular.
Com informações do site Singularity Hub
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