CINCO ATRIBUTOS PARA A FORMAÇÃO DE FUTURISTA



Oportunidades para quem faz projeções de futuro
Carlos Teixeira
Designer do Futuro

Novos cursos sobre análise de tendências, elaboração de cenários e coolhuntig, entre outros com temas semelhantes, confirmam o aumento do interesse das pessoas pelo conhecimento profissional que propicia as reflexões sobre a sociedade dos próximos anos. Para o futurista Ross Dawson é um sinal de que a sociedade está atenta ao ambiente de transformações.

O reconhecimento sobre a importância do "futurismo" deve ser entendido com ressalvas. "À medida em que mais pessoas aspiram a se tornar futuristas, é importante esclarecer o que ele realmente faz", avalia Dawson. Em resumo, há uma preocupação especial em reiterar que o papel principal de alguém que se diz profissional de tendências não é o de ser um "pensador terceirizado". Ou, de outra forma, alguém que tenha sempre as verdades à disposição.

O papel de um futurista envolve ajudar os outros a moldar um futuro brilhante ao mostrar caminhos para que as pessoas tomem decisões bem fundamentadas. Mostrar caminhos para o pensamento autônomo e crítico. Preocupado em delimitar melhor o papel desempenhado por futuristas, o consultor Ross Dawson elaborou uma lista de cinco atributos-chave da atividade.

1 - Ajudar as pessoas a pensar por si mesmo

Para Ross Dawson, a projeção de tendências não é o objetivo principal do especialista em futuro. Previsões fechadas podem inibir a capacidade das pessoas em ter pensamentos independentes. "O papel de um futurista envolve ajudar as pessoas a tornarem-se suas próprias futuristas, a pensar de forma mais ampla, a ser abertas a ideias diferentes".

Nos últimos anos, os futuristas têm se diferenciado de outros especialistas envolvidos em projeções, alargando o seu papel para novos campos. Segundo a Associação dos Futuristas Profissionais (APF, na sigla em inglês), futuristas de hoje são menos propensos a dizer como o futuro será ou a descrever como ou porque um futuro poderia parecer de determinada forma. Para Dawson, "uma previsão pode ter valor negativo, enganando as pessoas, tirando todas as incertezas e as possibilidades".

2. Inspiração para formação de liderança

Um verdadeiro futurista visa incentivar a liderança em todos os níveis. Em uma apresentação sobre o tema, Dawson assinalou que futuristas têm a necessidade de ajudar os outros a pensar para a frente, ao invés enfatizar a ação do momento. Isso é, segundo ele, vital porque "estamos em um momento crítico na história da humanidade, quando as ações que tomamos ou deixamos de tomar hoje vão moldar extraordinariamente o nosso futuro coletivo".

3. Transcender fronteiras

"O futuro transcende as fronteiras", destaca Ross Dawson, ao destacar o que, para ele, é o aspecto mais importante do pensamento sobre o futuro. Se você está planejando a mudança de uma empresa, uma indústria, uma região geográfica ou qualquer outro domínio, "a questão-chave é a forma como os seus limites vão mudar e quais as novas possibilidades que virão de fora. No entanto limitado o alcance de seu interesse, é preciso considerar quase tudo, em toda a sociedade, tecnologia, negócio e evolução da humanidade. "

4. Provocar novas maneiras de pensar

Para as pessoas que têm dificuldades em aceitar mudanças, as idéias de um futurista pode não ser sempre bem-vindas. E o papel de um futurista às vezes é a de um provocador. Futuristas sem vínculos diretos podem provocar melhor as pessoas a entrar em ação, do que um especialista interno. Dawson afirma que "para um futurista é excepcionalmente valioso aparecer como alguém que vem de fora do sistema, seja pela formação pessoal, experiência no setor ou localização geográfica."

5. Tratar a sobrecarga de informações

No mundo altamente em rede de hoje, o grande volume de dados pode ser esmagador para a sociedade, para empresas e pessoas. Neste contexto, um futurista pode ajudar ao criar sentido para a informação. Ele filtra, liga idéias e comunica em um formato acessível. Este processo pode ajudar os tomadores de decisões de negócios, pressionados pelo tempo escasso, para olhar além do futuro de curto prazo e fazer adaptações tangíveis para adotar mudanças. O futurista vai além do óbvio. Dawson reitera, que "o futuro não é predeterminado. Ao compreender a natureza da mudança podemos agir para criar um futuro melhor. "

Comentários