COACHING: GANHOS COM TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO

Mudanças no mercado de trabalho vão ampliar as oportunidades para a atividade

Carlos Plácido Teixeira
Designer do Futuro e jornalista
Sentado comodamente na poltrona da sala de sua casa, você se prepara para mais uma reunião com a sua coach, contratada para dar suporte às suas estratégias de mudança de profissão e de identificação de novas oportunidades no mercado global, cada vez mais aberto e cheio de competição. Na hora combinada, a especialista em aconselhamento profissional surge à sua frente, sentada em outra poltrona, projetada como imagem holográfica. Para quem assiste, a conversa parece ser verdadeiramente presencial.
O ano pode ser 2022 ou 2025. Independente da época, a coach Júlia Ramalho Pinto, designer do futuro, psicanalista e diretora da Estação do Saber, acredita que a probabilidade de uma cena semelhante ocorrer em um futuro de curto prazo é elevadíssima, considerada a velocidade do trem tecnológico onde a sociedade já está embarcada. "Poderá haver o ‘coachsultório’ holográfico, entre coach e coachee - o paciente- , como se estivessem ao vivo fazendo a sessão”, reforça.
Na prática, hoje, encontros a distância entre os profissionais de aconselhamento e seus clientes já andam acontecendo, graças à evolução de sistemas que possibilitam videoconferências, como o Skype, Hangout ou Messenger, entre outros. Novos usos de tecnologias de transmissão de imagens interativas são uma entre as tendências de inovação da profissão nos próximos anos.
O avanço das inovações, como a utilização da inteligência artificial, vai se acelerando. Para Júlia Ramalho, sistemas baseados em perguntas e respostas serão capazes de atender parte das dúvidas dos pacientes, com a orientação de estratégias. Algumas ferramentas usadas hoje no processo podem ser transformadas em plataformas mais interativas.
De uma forma geral, o mercado reconhece a existência de uma tendência muito grande para cursos e atendimentos on line, com formações e cursos que podem ser acessados de qualquer lugar a qualquer tempo. “Sessões on line serão uma tendência”, revela um estudo sobre o mercado elaborado pelo site Radar do Futuro.

Expansão

Atividade relativamente recente na história do mundo do trabalho, em especial no Brasil, a especialização em coach tem espaço para crescer nos próximos anos, estimulada por um cenário de demanda crescente pelos serviços de suporte e aconselhamento. “Os coaches precisarão cada vez mais investir em midia  e processos digitais”, prevê o Radar do Futuro. A oferta de profissionais para o mercado também vai crescer muito, sendo necessário diferencial de conteúdo e inovações frequentes.
Hoje os coaches utilizam muitas ferramentas on line, tendo acesso a várias técnicas mundiais, diversificando a forma de atendimento e a forma de atuação. O estudo do Radar do Futuro destaca a diversidade de nichos de atuação, que se diversificam a cada dia de acordo com as tendências de mercado. “Hoje, já temos coaches voltados para crianças, adolescentes, casais, solteiros, grávidas, emagrecimento, beleza e outros, além dos tradicionais como executivo, de vida e empresarial”, assinala.
Os próximos anos serão marcados por transformações de peso, capazes de levar mais pessoas a buscar conselheiros estratégicos, seja para a busca de novos empregos ou para a identificação de oportunidades em negócios próprios. Aumento do desemprego, informalidade nas relações de trabalho, novos campos de atuação gerados pelas tecnologias e redução do tamanho das empresas fazem a combinação que propiciará oportunidades para os coachs.
O interesse pela profissão será estimulado, entre outros fatores, por um aumento da demanda no mercado de trabalho. Um olhar otimista sobre o futuro identifica mudanças de estilo de gestão como fator de crescimento de oportunidades para novos especialistas.  “No futuro, teremos cada vez menos espaço para líderes autoritários e centralizadores. O trabalho tende a ser cada vez mais em equipes participativas onde cada membro contribuirá com sua competência diferenciada”, assinala Júlia Ramalho. 
Não haverá espaço para gestores competentes tecnicamente e que não sabem extrair o melhor da equipe através de uma liderança mais aberta, comunicativa e participativa, não terão espaço. “O coaching se desenvolve como grande aliado para acelerar as mudança e para desenvolver as habilidades do líder do futuro”, assinala.
FUTURO DA PROFISSÃO: COACH

FORÇAS DO FUTURO

Propulsoras
  • Emprendedorismo
  • Desemprego crescente
  • Diversificação de segmentos/nichos
  • Profissionalização do mercado de trabalho
Limitadoras
  • Desregulamentação
  • Concorrência excessiva
Habilidades dos profissionais do futuro
  • Inteligência social: competência de empatia
  • Interação
  • Capacidade analítica
  • Flexibilidade cognitiva 

Comentários