HABILIDADES PARA O FUTURO DO TRABALHO: #1 AS SOFT SKILLS

Por Júlia Ramalho
Transformadora de pessoas e empresas na sua melhor versão

Vivemos um momento em que as tecnologias estão promovendo mudanças exponenciais. Elas tornam o mundo mais vulnerável, incerto, ambíguo e complexo. Nesse contexto, falamos cada vez mais em habilidades que antes eram pouco exploradas: as soft skills.

Soft skills é uma dessas palavrinhas que você vai ouvir cada vez mais quando o assunto for empregabilidade e trabalho. Ela não diz de habilidades técnicas, mas comportamentais e sociais: são habilidades ligadas a aspectos do seu desenvolvimento intelectual, como ser criativo, ser flexível para aprender e mudar de ideias, saber lidar com erros, saber lidar com conflitos, ser empático, se sentir parte de uma equipe, e por aí vai.

Até agora, o mundo do trabalho se orientava muito pelas hard skills, ou seja, habilidades técnicas puras. Era preciso conhecer muito alguma coisa e se aprofundar no conhecimento técnico para ter um lugar ao sol no mundo do trabalho. Hoje, há a necessidade de inovação das organizações (e do trabalho) frente às novas tecnologias. Conhecer muito tecnicamente, mas sem que este conhecimento esteja aliado à capacidade de inovar e arriscar, já não é suficiente nem para as organizações nem para o futuro do seu trabalho.

Você agora deve estar se perguntando: e como essas soft skills podem ajudar a manter ou a criar um trabalho, no presente e no futuro? A história do Eduardo pode te ajudar a responder a esta pergunta. Ele tem 45 anos, formou-se em administração e tem 18 anos de experiência no mercado, trabalhando com planejamento de marketing. Além disso, aprofundou seus conhecimentos através de uma pós-graduação nessa área. Ou seja, suas hard skills estão claras: ele entende de planejamento de marketing!

Contudo, Eduardo não percebeu que, com o surgimento das novas tecnologias, o comportamento das pessoas foi mudando. E isso começou a prejudicar sua atuação profissional. Atuando como gerente de equipe de 15 pessoas, a maior parte de jovens de vinte e poucos anos, achava-os inquietos por não conseguirem focar apenas no trabalho. Eles adoravam blogar, tuitar e postar no facebook!

As ideias que esses jovens traziam voltavam-se para a divulgação ou mesmo a criação de novos produtos para a internet. Eduardo achava isso tudo uma perda de tempo, e a cada dia sua relação com a equipe ficava mais difícil.

O resto da história você já pode imaginar. Eduardo trocou esses jovens por pessoas mais rígidas, que pensavam como ele. Mas, com o passar do tempo, quem acabou sendo desligado da empresa foi Eduardo.

Afinal, o que aconteceu?

Eduardo não desenvolveu suas soft skills! Ele era um excelente planejador de marketing, com boa formação e expertise técnica. Contudo, não conseguiu perceber como as novas tecnologias alteravam o comportamento dos clientes e das pessoas mais jovens que compunham sua equipe. Desse modo, não conseguiu ouvir os clientes, não arriscou novas formas de divulgação e novos produtos. Enfim, ele não foi capaz de acompanhar as mudanças que estavam acontecendo em seu meio profissional.

Precisamos estar atentos para não repetir os mesmos erros do Eduardo: as soft skills estão se tornando extremamente importantes.  É hora de nos darmos conta das transformações que já estão aí  e de outras que estão chegando a galope. Se ficarmos esperando ter todo o conhecimento pronto para lidar com a nova realidade, vamos perder o trem da história. Cada vez mais, é preciso que inovemos mesmo sem termos a melhor versão do que estamos inovando. É preciso que saibamos agir sem ter o controle completo da situação.

Neste contexto, é fácil entender por que “saber errar” é uma das principais soft skills solicitadas para que possamos dar conta das transformações pelas quais o mundo vem passando. Comece a experimentar novas formas de fazer as coisas, é hora de arriscar e permitir que o novo surja. Erre e aprenda logo, e mude de novo, para que sua versão beta ++ lhe permita ir ainda mais longe!

Afinal, estamos vivendo um tempo em que o futuro já chegou!


E em breve voltaremos com mais uma das habilidades para o futuro.

Comentários