Como usar a tecnologia a seu favor na hora de buscar um trabalho?


Por Júlia Ramalho
Paixão por ajudar a transformar pessoas e organizações na sua melhor versão.


No último texto falei de uma tendência que vem crescendo nos últimos anos, a GIG Work. Impulsionada pela tecnologia, essa tendência tem contribuído para que muitas pessoas trabalhem. A tecnologia surge não só como ponte para os trabalhadores freelancers e as empresas, mas também está modificando a forma como os recrutadores de várias organizações selecionam profissionais. Você já parou para pensar nisso? Como está sua imagem e presença on-line

O que vem acontecendo

A realidade é que muitas pessoas não sabem utilizar a tecnologia para potencializar seu perfil enquanto profissional. O problema que eu percebo é que as pessoas que tem mais de 23 anos são analógicas/digitais. Isso significa que viram surgir a internet, as redes sociais e estão vendo as novas tecnologias chegando. Por outro lado, quando o assunto é trabalho elas pensam apenas em soluções analógicas. Elas viveram essas transformações, mas não assimilaram que elas impactam a forma de trabalho também.

Se você está procurando emprego e não está encontrando vagas abertas para sua formação pode ser que seja hora de fazer uma busca on-line e procurar entender se sua profissão não está se movendo para o digital.  Três pontos podem estar acontecendo e tornando sua busca mais difícil, vamos analisar:

Ponto 1 as empresas podem estar recrutando on-line. Isto por si só já pode ser parte da seleção. A organização pode estar querendo funcionários que sejam nativos digitais ou que saibam usar o mundo digital a seu favor. Assim, nada melhor que selecionar aqueles que já estão on-line para começo de conversa, não é mesmo? Esse tipo de recrutamento só tende a aumentar, uma vez que a empresa poderá selecionar com base em mais dados, tentando assim aprimorar sua busca. Em uma pesquisa divulgada em janeiro, o LinkedIn apontou a tecnologia de big data e a inteligência artificial entre as quatro grandes tendências que as empresas estão utilizando para a seleção de novos funcionários.

Você está em sites como LinkedIn? Além de cadastrar seu currículo lá, você deve participar de fóruns da sua área. Todo esse processo de seleção tende a ficar mais barato. Então, o que você acha que vai acontecer?

Ponto 2 Se ainda assim não houver vagas para contrato de trabalho, procure saber se as empresas estão recrutando para contratos temporários ou demandas específicas. A ideia é que as organizações estão tentando reduzir os custos fixos de pessoal. Devido a isso, elas estão flexibilizando os contratos de trabalho, tanto aqui no Brasil quanto em outros países. E mais, se você domina outra língua, busque trabalhos que possam ser oferecidos por empresas que precisam de temporários. Por exemplo, plataformas como o Diligeiro buscam encontrar advogados correspondentes. Se uma empresa é acionada em outra cidade é melhor enviar um advogado ou contratar um correspondente, lá? Essas plataformas tem o cuidado de usar sistemas de avaliação, o que permite que quem não conhece o profissional saiba como seus clientes o avaliam.

Uma pesquisa rápida pelo Google você poderá encontrar diversas plataformas voltadas para profissionais freelancers, são: Guru, PeerHustle, Upwork, Freelancer.com, entre outros.  Você deve estar se perguntando qual a melhor? Se é seguro? Bem, não temos garantias, não é mesmo? A ideia é começar a usar e se envolver em projetos pequenos. Teste a plataforma e se ela funciona para você!

Ponto 3  você ainda pode encontrar formas empreendedoras para oferecer seus serviços on-line, seja por meio de um site ou desenvolvendo sua presença digital por meio das redes sociais, blogs e fóruns.

Será que você está trabalhando bem sua imagem e presença on-line?

Todos nós temos que entender cada vez mais não só dos aspectos técnicos de nossa profissão, mas também entender do marketing pessoal digital. No mundo on-line o nosso networking (rede de trabalho) é infinitamente maior. Será que você está sabendo aproveitar o melhor dela?

Abaixo segue algumas dicas para atrair mais pessoas para seu perfil no LinkedIn.




Júlia Ramalho reside em Belo Horizonte (Brasil) e ajuda pessoas e organizações a revelarem o seu melhor, ao clarear propósitos, ver possibilidades diante das incertezas e manter foco nas ações necessárias. Faz isso há mais de 18 anos por meio de atendimentos em coaching e clínicos. Possui formação como psicóloga, coach e administradora, sendo também mestra nessa última área. Desde 2005 vem investigando as novas tecnologias e seus impactos sobre o trabalho e as futuras gerações. Como gestora, dirige a Estação do Saber [www.estacaodosaber.com] e foi presidente fundadora da International Coach Federation – Chapter Minas. Coordenou projetos de discussão sobre as novas tecnologias (ETC_BH -2009 a 2013) e de transformação da nossa cultura e sociedade (Estação Pátio Savassi – 2005 a 2013). Atualmente se dedica à construção de uma metodologia de orientação de carreiras através de conhecimentos de coaching, design thinking e análise de forças tecnológicas como inteligência artificial, internet das coisas e realidade virtual, dentre outras. Coordena e participa do grupo designers do futuro, que tem por objetivo promover discussões sobre o impacto dessas tecnologias em carreiras, gestão e sociedade.

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